ESCLEROTERAPIA
O QUE É ESCLEROTERAPIA?
É o tratamento alternativo para eliminar, ou abrandar a visualização de pequenas veias, denominadas de microvarizes, buscando concomitantemente a melhora de eventuais sintomas.
NO QUE CONSISTE UMA ESCLEROTERAPIA?
É a introdução de uma substância química dentro da luz de um vaso (veia), acarretando uma microtrombose e subseqüente fibrose, resultando em melhora clínica e visual das veias na área aplicada.
COMO OCORRE A AÇÃO DE UMA ESCLEROTERAPIA?
A substância introduzida agride internamente o endotélio venoso da área em contacto com o produto químico, promove uma endofibrose, com agregação plaquetária, formando um microcoágulo. A luz do micro-vaso uma vez ocluída, deixa de ter fluxo sanguíneo, deixando de ter função no organismo.
Subsequentemente, as células de limpeza no organismo, agem degradando estes micro-vasos ocluídos eliminando-os. É um processo ativo, onde as células de limpeza (macrófagos) destroem, digerindo estes pequenos vasos.
AS VEIAS TRATADAS PODEM RESSURGIREM APÓS ALGUM TEMPO?
Geralmente não. O que pode acontecer é o surgimento futuro de outras microvarizes, em outros lugares onde não existiam. Isto se explica pela predisposição constitucional do paciente em desenvolvê-las, alimentados por fatores hereditários (genéticos) que se mantém presentes mesmo com a escleroterapia. A escleroterapia visa tratar as veias injetadas. Ela não objetiva a prevenção e o surgimento de novas microvarizes, em lugares onde não existem dilatações varicosas.