Endocrinologia

home Endocrinologia

Endocrinologia

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.  Os endocrinologistas são treinados para diagnosticar e tratar  os desequilíbrios hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio normal  de hormônios em seu sistema. Eles cuidam de muitas condições, incluindo:

• doenças da tireóide
  • diabetes
  • distúrbios metabólicos
  • Aumento ou diminuição na produção de hormônios
  • menopausa
  • osteoporose
  • hipertensão
  • distúrbios de colesterol
  • infertilidade
  • falta de crescimento (baixa estatura)
  • câncer das glândulas endócrinas

A Endocrinologia, no Brasil, foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, também conhecida por sua sigla "SBEM". Ela realiza congressos médicos da especialidade a cada dois anos.

A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.

Fonte: bancodesaude.com.br

wikipédia.com.br

Médicos Endocrinologia

Contamos com a especialidade de Endocrinologia cujo corpo clínico é formado pelos seguintes profissionais:

Nome do Médico CRM
 Dra Andréia Barreto Cruz  15694