Urologia

fone  Central de atendimento:  ( 71 )  3503 - 7393


Avenida Anita Garibaldi, nº 1073, Garibaldi.
Salvador,Bahia

Contato: administracao@uniclinica.com

home Urologia

Urologia

Urologia

 

 

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.

Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.

A urologia está relacionada às áreas médicas da nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.

Fonte: wikipédia

 

Médicos Urologistas

Contamos com a especialidade de Urologia cujo corpo clínico é formado pelos seguintes profissionais:

 

Nome do Médico CRM
 Dr Paulo Fernando Pinheiro Palma  10362
 Dr Bruno Sampaio Nunes Sarmento  16881
 Dr José Alberto Barros  90408

Escleroterapia

 

ESCLEROTERAPIA

 

O QUE É ESCLEROTERAPIA?

É o tratamento alternativo para eliminar, ou abrandar a visualização de pequenas veias, denominadas de microvarizes, buscando concomitantemente a melhora de eventuais sintomas.

 

NO QUE CONSISTE UMA ESCLEROTERAPIA?

É a introdução de uma substância química dentro da luz de um vaso (veia), acarretando uma microtrombose e subseqüente fibrose, resultando em melhora clínica e visual das veias na área aplicada.

 

COMO OCORRE A AÇÃO DE UMA ESCLEROTERAPIA?

A substância introduzida agride internamente o endotélio venoso da área em contacto com o produto químico, promove uma endofibrose, com agregação plaquetária, formando um microcoágulo. A luz do micro-vaso uma vez ocluída, deixa de ter fluxo sanguíneo, deixando de ter função no organismo.

Subsequentemente, as células de limpeza no organismo, agem degradando estes micro-vasos ocluídos eliminando-os. É um processo ativo, onde as células de limpeza (macrófagos) destroem, digerindo estes pequenos vasos.

 

AS VEIAS TRATADAS PODEM RESSURGIREM APÓS ALGUM TEMPO?

Geralmente não. O que pode acontecer é o surgimento futuro de outras microvarizes, em outros lugares onde não existiam. Isto se explica pela predisposição constitucional do paciente em desenvolvê-las, alimentados por fatores hereditários (genéticos) que se mantém presentes mesmo com a escleroterapia. A escleroterapia visa tratar as veias injetadas. Ela não objetiva a prevenção e o surgimento de novas microvarizes, em lugares onde não existem dilatações varicosas.